Preparando a festa de 1 ano

preparando a festa de 1 anoDepois do puxão de orelha da Lise Ortiz no post Porque não somos mães de merda, nem ouso começar este post falando isso. Mas enquanto vejo mães organizando a festa do primeiro ano do filhote desde os seus 3 meses, eu deixei para a última hora. Falta um mês e alguns dias para o aniversário de um ano e não tenho quase nada resolvido. Mas nada de pânico, pois tenho todos os passos para festa ser um sucesso.

A primeira coisa é decidir se fará um festão ou uma festinha. Em qualquer das duas situações a organização de tudo segue a mesma lógica. Só variando as quantidade. eu optei por uma festinha, algo mais pessoal, com alguns amigos e familiares. Não vejo a necessidade de fazer uma mega festa. Primeiro porque ele não aproveita (não me lembro de uma festa de um ano que o bebê não passou mais tempo no colo e chorando do que aproveitando. Segundo porque gosto de coisas simples e pessoais. 

Como me organizar e organizar a festa:

1) Fazer a lista de convidados – Gente isso é a primeira coisa pois todo o resto depende da quantidade de pessoas que você irá convidar. 

2) Escolher o local – Depois que a lista está definida tem que achar um local que suporte todos os convidados. Também é legal dividir a quantidade de adultos e a quantidade de crianças e ver a faixa etária das crianças para escolher um local adequado para elas brincarem. Se você optar por fazer em casa, não esqueça de providenciar cadeiras e mesas  (se for o caso) para os convidados.

3) Escolher o tema do aniversário – Acho bem legal quando o tema é escolhido pelos próprios filhos. Na festinha de um ano não rola isso, a gente até pode tentar  fazer da Galinha Pintadinha ou algum outro personagem que eles gostem. Mas a maioria ainda nem se da conta, então aproveite para fazer de algo que você ache legal. Meu filho nasceu no dia 20 de setembro. Para quem não é gaúcho essa é a data em que se comemora a Revolução Farroupilha. Um fato histórico que todo o gaúcho se orgulha demais. Por isso resolvemos fazer o primeiro ano com o tema gaúcho.

4) Escolher as comidas e bebidas  - Aqui o bicho pega. Sempre rola aquela dúvida de quantidade e o que servir. Festa de criança tradicionalmente tem  bolo, cachorro quente, docinhos e salgadinhos. Claro que você pode adaptar as comidas de acordo com o tema e também com a idade das crianças. Acho super bacana festa de criança pequena que tem comidinhas especiais para as elas. Se a quantidade de crianças for grande é legal se preocupar com isso, ter opções de doces de frutas, sucos e coisas naturais. De qualquer forma a gente tem que agradar os adultos também. Normalmente é a cerveja a opção para os adultos. Então pensando em quantidades para não faltar e nem sobrar muita comida aqui vai uma tabelinha de como fazer essa conta:

Quantidade para festa5) Decoração – A decoração vai de acordo com o tema. Dependendo do local que irá fazer será necessário mais ou menos adereços. Por isso a escolha do lugar é fundamental. Não existe regra para a decoração, depende do seu gosto. Mas dentro da escolha da decoração você terá que se lembrar de:

a) Mesa principal – Toalha e enfeites para a mesa, organização e qual será sua função. Irão cantar parabéns ali? Terá um painel de fundo? Ou um arco de balões?

b) Mesas dos convidados – Se você optar por um lugar com várias mesinhas para convidados lembre-se de toalhas e enfeites de mesa. Os enfeites de mesa também poder servir como lembrancinhas.

c) Local para presentes – Pode ser interessante, dependendo do tamanho da sua festa, ter um local para colocar os presentes. Deixe post its e caneta para quem quiser escrever uma mensagem ou colocar o nome no presente.

6) Lembrancinhas – Normalmente os aniversários tem algum tipo de lembrancinhas. Sou muito a favor de lembrancinhas úteis. Então da para fazer dois tipos de lembrancinhas: para os adultos e para as crianças. Para as crianças brinquedinhos são mais interessantes que guloseimas (lembre-se da alimentação saudável e que muitos pais são contra dar balas para os filhos) e para os adultos algo que eles possam usar.

7) Fotografias: Mesmo que você não queira contratar um fotógrafo é sempre legal deixar alguém da família responsável pelas fotos. Na hora da festa a gente fica tão enlouquecida que esquece de tirar as fotos. Ter alguém responsável por isso ajuda a ter boas recordações.

8) Convites: Depois de escolhido o tema e o lugar da para pensar nos convites. Não esqueça de mandar com no mínimo 15 dias de antedencência.

Por último, se você quer investir em alguma coisa a mais eu recomendo garçons. Eles ajudam bastante, servem os convidados, mantém os copos cheios, evitam os desperdícios e ainda te deixam livre para poder curtir e conversar com os convidados.

2 comentários em “Preparando a festa de 1 ano

  1. Pingback: Preparativos para a festa de um ano » Mamãe Neura

Adoramos sua participação