Galinha Pintadinha do Diabo?

Galinha Pintadinha do DiaboEu nem ia comentar sobre a Galinha Pintadinha ser acusada de trazer doenças e morte para as crianças. Não ia comentar porque achava que o fato já estava encerrado quando, hoje, vi uma nova postagem sobre o assunto. Então não me contive e resolvi, sim, dar a minha opinião.

Para quem não entendeu nada vou situar: há mais ou menos umas duas semanas rolou num fórum da Baby Center o seguinte post:

GALINHA PINTADINHA, NÃO DEIXEM DE LER !!! GOSTARIA DA ATENÇÃO DE TODOS PARA LEREM ESSE POST SOBRE A GALINHA PINTADINHA. (FATO OCORRIDO COM UMA MULHER, SEU FILHO E SEU SOBRINHO) Meu filho tem 7 meses e meio e meu sobrinho vai fazer 10 meses . Como toda boa mãe e tia sempre procuro agrada-los em tudo e um dia ao perceber o quanto gostavam de assistir no Youtube a Galinha Pintadinha passamos a deixa-los ver todos os dias, pois era um alívio quando ouvíamos o (pó pó pó). Crianças hipnotizadas sem dar um pingo de trabalho . Meu filho a tinha em pelúcia e só de ver já começa a rir . Com gripe, bronquite, laringite, faringite, suspeita de pneumonia e asma precisávamos fazer inalação nos dois bebês e só aquietavam ao som da Galinha Pintadinha. Um dia porém meu irmão chegou em minha casa dizendo que um dos personagens da turma (mestre André) é o Zé Pelintra (pesquisem e verão que se trata da mesma 'pessoa'). Comecei a procurar tradução pra uma musica que sempre me deixou desconfiada 'FLI FLAI FLU' foi então o espanto, em quase todos os idiomas FLU significa gripe e em vários idiomas as palavras tem traduções que se referem como quem diz '' Voa mosca da gripe pelo ar e entre pelas narinas o tumulo esta a vista'' em algumas traduções tbm fala sobre uma desestabilização e administração e ainda traduzido do latim tem uma ordem de que seja NO PRAZO DE 11 VEZES . Ainda tenho pesquisado, mas aqui em casa não entra mais Galinha Pintadinha . Parem pra pensar no que mudou na vida de vocês desde a chegada dessa turma, as musicas que descobri até agora são: Mestre André, Pai Francisco, FLI FLAI FLU e a dos elefantes (reparem que depois de cantar dos 10 elefantes uma voz diz: ai que inferno) Depois de orar e repreender a paz voltou a minha casa . Não precisam acreditar basta pesquisar como eu fiz, o que seus filhos tem visto e ouvido ! Vale a pena e não custa . Fica a minha dica . Que Deus possa ser a calma e a paz das nossas casas e que todo mal lançado sobre nossas crianças seja repreendido em nome do Senhor Jesus ! A Bíblia tem historias lindas, reais e abençoadoras : Provérbios 22:6 "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Deus Abençoe a Todos.

Eu preciso realmente falar alguma coisa?! Preciso sim, porque se não eu vou explodir! Não sei se vocês já perceberam mas quase todas as músicas da Galinha Pintadinha nós sabemos cantar mesmo que seja a primeira vez que ligamos o DVD. Isso obviamente porque são músicas da nossa infância, que ouvíamos nossos pais cantando ou que cantamos nas escolinhas da vida.

Se essas músicas já faziam sucesso com a gente, porque não fariam com nossos filhos?! Tem ritmo bom, fáceis melodias e rimas gostosas. Explicado por que elas encantam tantas gerações. Segunda coisa: crianças gostam de cor, movimento e ao contrário do que nossos pais pensavam, hoje, a gente sabe que eles enxergam e que tem sensibilidade. As cores das ilustrações, o movimento dos desenhos aliados as músicas (aquelas que a gente sabe cantar também) é a combinação perfeita para chamar a atenção deles. Não preciso dizer mais nada, né?!

Mestre André é caracterizado no desenho como um sambista carioca, aquele meio malandro, que gosta de bares e festas (o personagem Zé Carioca também usa esse mesmo tipo de vestimenta). O que é usado folcloricamente na nossa cultura, remete a primeira metade do século XX e foi imortalizado pelas letras de samba. Talvez seja por isso a relação da vestimenta do desenho com o vendedor de instrumentos musicais da Galinha Pintadinha. Essa representação também é usada para uma entidade da Umbanda o Zé Pelintra. É uma entidade que protege negócios, bares, jogos e coisas do lar. Ele não tem de nenhuma forma um cunho negativo.

O malandro carioca, esse mesmo que o Mestre André, o Zé Carioca e Zé Pelintra representam é o mesmo que aparece em toda a novela de época sobre o Rio de Janeiro. Ele era bem visto, charmoso e comum. Não sei bem quando ele se tornou algo negativo. Mas ele é, antes de tudo, uma representação folclórica de um estereótipo que existiu em determinada época da nossa história e que foi imortalizado por sambas e ainda encontra eco em figuras públicas como Zeca Pagodinho.

A música acusada de trazer a gripe, enviar para o túmulo as pobres criancinhas viciadas em Galinha Pintadinha e causar enorme sofrimento aos pais que não conseguem curar seus filhos não tem tradução nenhuma! Por que?! Porque não se pode traduzir uma música em mais de 4 línguas mortas e que não tem sincronia de tempo e espaço. Simplesmente porque um cantico do demo não pode ser baseado em tantas línguas diferentes pois existe uma hierarquia e disciplina até mesmo pro pessoal que cultua o Satanás. Além disso essa música é uma versão dos hinos dos maratonistas, que foi retirado de várias músicas de acampamento. Normalmente ela acompanha, palmas e batidas de mão nas coxas.

Quando ao Pai Francisco nem vou comentar nada, afinal nem ela sabe o que reclamar do coitado.

Agora eu só queria chamar a atenção para o tipo irresponsável de mãe que é essa pessoa: Como uma mãe que tem um filho com tantas "ites"e doenças respiratórias (sinceramente nem sei porque essa mãe mantinha essa criança em casa e não num hospital) me da uma Galinha Pintadinha para essa criança?! Ela não sabe que problemas respiratórios e pelúcia não combinam? Além disso, claro que eles se acalmavam com a inalação na frente da TV, inalação da sono e possibilita que a criança possa descansar melhor. Afinal, ela está respirando melhor.

E última análise da santa ignorância nossa de cada dia: Até onde eu sabia gripe era transmitida por vírus e não por moscas…

Acontece que passamos por um momento triste de nossa história onde não sabemos mais separar crenças e imaginação. Onde me parece que todos incorporaram a mania de perseguição. Todos vivem a teoria da conspiração a flor da pele e não lembram mais de uma das principais frases de Jesus : "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E se você acha que eles estava falando só de dinheiro está completamente equivocado! 

*Imagem: Ceticismo.net

 

10 comentários em “Galinha Pintadinha do Diabo?

  1. estou pasma… não acredito no que eu li francamente… antes de ler sua opinião já estava pensando a mesma coisa… como que a criança com prob respiratório a mulher me dá uma pelúcia… ai ai ai tava demorando viu pra começarem com essas histórias.
    Me lembro que na minha infância a febre era o baby da família dinossauro, uma membro da igreja chegou a arrancar uma correntinha que eu tinha no pescoço dizendo que o baby era do diabo. Ha uns tempos atras ouvi falar da Hello Kit, nossa gnt nada pode fazer sucesso, ou cair no gosto da criançada que esse povo começa com as paranoias…

    bjss ótimo fim de semana ;)
    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com

    [Reply]

    Alexandre Soares Reply:

    então continue colocando na sua casa e note a diferença no seu filho, por 2 messes.

    [Reply]

    Michele Camargo Reply:

    Meu filho tem 1 ano e 6 meses, e desde então assiste Galinha Pintadinha todos os dias, é uma criança linda, saudável e carinhosa, atribuir doenças respiratórias há um desenho animado com certeza é uma ignorância sem limite.

    [Reply]

    Betina Reply:

    Cristão que é Cristão de verdade , não tem medo de uma galinha azul bonitinha ….. O Deus te abençoe que todas nós damos aos nossos filhos , os consagram a DEUS , e na mão dele fica a vidinha dos nossos amados bebes.

    [Reply]

  2. É tanta ignorância que realmente é difícil se calar. Mas não é de se estranhar. Na minha época era a Barbie e a boneca da Xuxa amarradas dentro de uma igreja, possuídas pelo demo. Porque a galinha pintadinha sairia ilesa dessa ?
    Galinha pintadinha é único DVD, capas de transformar música em vírus e sair infectando e matando crianças.
    Espero que descubram rapidamente uma vacina, pra curar essa mulher que ao invés de tirar de casa as coisas que realmente estão afetando a vida do filho dela, perde tempo disseminando idiotices pela internet.
    Isso é um verdadeiro desserviço a sociedade.

    [Reply]

  3. Fantástico!
    É, infelizmente, uma ignorância sem tamanho. De pessoas que se escondem atrás da religião para propagar seus medos e problemas com o mundo.
    As músicas da Galinha Pintadinha fazem parte da nossa cultura. Gostar ou não cabe a cada um, mas que faz parte da nossa história, faz sim
    Também li, também tive vontade de escrever no meu blog, mas não o fiz.
    Eu também tenho religião mas acho que falta bom senso e conhecimento na vida das pessoas. Peguemos os bons ensinamentos de cada religião e apliquemos em nossas atitudes, na nossa maneira de tratar o próximo. Jamais as usemos com motivos preconceituosos e separatistas. E deixemos de nos preocupar com coisas tão pequenas como se mestre André é ou não Zé Pelintra e analisemos o tempo que nossos filhos passam na frente da tv e os valores que estamos transmitindo a eles!

    [Reply]

  4. interessante como algumas coisas viram febre hoje em dia, não conheço a galinha, não tenho filhos pequenos, mas me lembro bem de como minha filha ficava hipnotizada pelos Teletubis, recentemente mostrei um vídeo deles a ela e ela me disse mãe como eu podia gostar disto?! kkkk Abraços!

    [Reply]

  5. Que lamentável este tipo de comentário! Sou Religiosa também, mas não curto este tipo de comentários que fazem de este ou aquele personagem… Aqui em casa se curte muitíssimo a Galinha Pintadinha e diga-se de passagem, minha filha (6 anos) tem todas as “ites” e durante o inverno passa uns pedacinhos… Mas não atribuo isso a Galinha Pintadinha… Minha mimosa Herdou de mim e do Pai as “ites” e quando ela nasceu a Galinha pintadinha ainda não era muito conhecida…Sou do tipo que pensa: “Se EU não acho bom,fico com minha opinião pra mim”. Que pena esta mãe não fez o mesmo,seria bem melhor evitar o ridículo!

    [Reply]

  6. Pingback: Galinha Pintadinha do Diabo? (Parte 2) » Mamãe neura

Adoramos sua participação